A hora da bruxa/purple crying: o que é e como superá-la?
A hora da bruxa é um comportamento que geralmente ocorre em recém-nascidos de até 3 ou 4 meses de idade, durante os quais choram inconsolavelmente sem uma causa específica.
E quais são os sintomas da hora da bruxa? Nos últimos tempos, especialistas têm recorrido à sigla PURPLE (roxo, em inglês) para sintetizar suas principais características:
P (peak of crying) (pico de choro): no início, o choro torna-se mais intenso a cada semana que passa, com pico máximo por volta dos dois meses de idade, e depois diminui.
U (unexpected) (inesperado): Os episódios da hora da bruxa são inesperados: eles aparecem e desaparecem inesperadamente.
R (resists soothing) (resistência em se acalmar): Ao contrário de outros tipos de choro, o bebê não se acalma com aquelas coisas que geralmente o confortam.
P (pain-like face) (rosto de dor): O bebê parece estar com dor, mesmo que não esteja.
L (long lasting) (longa duração): O choro pode se estender por 5 horas ao dia, ou até mais.
E (evening) (noite): o bebê pode chorar mais à tarde e à noite.
Soluções para a hora da bruxa:
Embora uma das características da hora da bruxa seja que o bebê está inconsolável, há algumas coisas que podemos fazer para melhorar o seu bem-estar durante esses episódios:
· Enrolar o bebê.
· Dar banho no bebê com água morna.
· Observar e revisar os sinais físicos, como movimentos, gestos etc.
· Sair para uma caminhada.
Acima de tudo, é importante lembrar que a situação não vai durar indefinidamente. Alguns bebês passam por esse período e, aos três meses, param de sofrer com isso.
Se persistir além dessa idade ou houver sinais de que pode ser uma condição médica, vá ao pediatra para descartar qualquer problema de saúde que deva ser tratado.
Muito ânimo e paciência! Esperamos que estas dicas ajudem a acalmar o seu bebê durante esse período e que voltem a ter um descanso de qualidade aí em casa 🙂