Rotina para ir dormir: o que é e quando iniciar?

A primeira coisa a estabelecer é precisamente a "rotina da hora de dormir". Quando falamos de rotina em termos de educação do sono, estamos nos referindo a um hábito, uma certa maneira de fazer as coisas que é alcançada pela repetição.

Uma vez adquirido um hábito, começamos a colocá-lo em prática automaticamente, sem parar para questionar o que estamos fazendo. De acordo com a psicologia, um hábito leva em média cerca de 21 dias para se estabelecer. No caso das crianças, que veem o mundo como um lugar mutante e são fascinadas com as novas descobertas a cada dia, as rotinas são necessárias, pois proporcionam segurança. Você sabia que a incerteza é uma das emoções humanas que mais nos afeta, também a nós adultos?

Que rotinas promovem o sono?

Quando trabalhamos com pais, a primeira coisa que fazemos não é dar conselhos, mas fazer perguntas e ouvir quais são suas necessidades. A mesma rotina não se aplica a todas as famílias: alguns bebês dormem com os pais, outros dormem com os irmãos etc.

Um dos detalhes que levamos em conta para recomendar uma rotina mais adequada é a idade; costumes familiares; o ambiente ou lugar; a hora do dia e os horários necessários para que o bebê, a criança e os pais estejam confortáveis, seguros e muito relaxados antes de adormecer. Como todos estão à vontade com a rotina, fica mais fácil repeti-la e, portanto, tornar-se um hábito.

Embora os pais ou cuidadores nem sempre estejam presentes na hora de colocá-lo para dormir, a rotina pode ser a mesma. Repita os mesmos passos e atividades para que a rotina seja 100% previsível.

Qual é o melhor momento para iniciar hábitos de sono saudáveis?

Na verdade, os pais podem começar a estabelecer certas rotinas assim que o bebê voltar do hospital. No entanto, quando se trata de uma educação mais formal com uma consultora de sono, é melhor esperar até os 4 meses de idade.

Existe um limite de idade para começar a ensinar as crianças a dormir?

Não, não há: adormecer é uma habilidade que se aprende e pode ser adquirida mais tarde na infância, mas quanto mais cedo for feito, melhor será para o desenvolvimento e a saúde das crianças.

O sono evolui e muda à medida que crescem e são muitas as fases que podem afetar o sono da criança. Por exemplo, é muito comum que com qualquer habilidade recém aprendida (falar, sentar, virar, andar, a mudança do berço para a cama etc.) venha a existir uma maior resistência na hora de dormir, mas temos soluções para isso também!

Caroline Martins

Psicóloga com especialização internacional em sono infantil. A primeira brasileira formada pelo Family Sleep Institute.

Anterior
Anterior

Uso da chupeta